DCC assina Termo de Cooperação com a EMBRAPII

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) firmou na tarde da última quarta-feira (17) o Termo de Cooperação que oficializa o credenciamento do Departamento como uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), instituição que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de práticas de inovação na indústria brasileira. O credenciamento é válido por seis anos, podendo ser renovado ao final deste período. A Unidade EMBRAPII DCC-UFMG receberá da EMBRAPII aporte financeiro, não reembolsável, para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação(PD&I) na área de Software para Sistemas Ciberfísicos. A assinatura do termo coincide com a comemoração dos 40 anos do DCC, dando início a uma nova fase de atuação para o Departamento.

Mesa composta pelos dirigentes das instituições envolvidas no termo de cooperação com a EMBRAPII
Prof. José Nagib Cotrim Árabe (chefe do DCC), Prof. Antônio Flávio Alcântara (Diretor do ICEx), Prof. Jaime Ramírez (Reitor UFMG), Jorge Almeida Guimarães (EMBRAPII)

O processo para credenciamento da Unidade EMBRAPII DCC-UFMG começou com uma chamada pública, lançada em agosto do ano passado. “Foi um trabalho feito a várias mãos, contou com a colaboração de vários docentes do departamento”, afirma o chefe do DCC, professor Nagib Cotrim Árabe. Para ser credenciada como Unidade EMBRAPII é necessário possuir um grupo de pesquisadores de alto nível, infraestrutura adequada e experiência anterior no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação com a indústria. “A nossa expectativa é muito grande em relação ao que essa Unidade vai representar, nós já sabemos que vocês já estão operando na busca de prospectar parcerias”, afirmou o presidente da EMBRAPII, Jorge Almeida Guimarães.

A experiência que o DCC possui de realização de projetos em parceria com empresas e indústrias foi considerada um fator importante para a seleção. “Desde o início o Departamento já tem uma interação forte com a indústria, com a comunidade em geral. O Departamento de Ciência da Computação, no critério ensino, pesquisa e extensão que define as nossas universidades, sempre praticou a extensão com essa política de desenvolvimento de tecnologia”, lembra o professor Nagib Árabe. Seguindo os passos do que vem fazendo nos últimos 40 anos, “O DCC dá um passo importantíssimo em fazer algo que muitos dos nossos departamentos ainda não o fazem: associar de maneira institucional e sempre integrada com o ensino, de graduação e de pós, e a pesquisa, atividades de extensão, de uma forma muito bem articulada com o setor produtivo da nossa sociedade”, destaca o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Jaime Ramírez.

Atualmente a EMBRAPII conta com 23 unidades credenciadas e cinco polos, espalhadas por 11 estados e mais o Distrito Federal. Em Minas Gerais existem ainda outras duas unidades e um polo. O financiamento dos projetos deve ser dividido entre a EMBRAPII, a Unidade EMBRAPII e a empresa parceira. Os projetos que participarem desta parceria terão risco e custo reduzidos, uma vez que a EMBRAPII trabalha com Unidades pré-selecionadas, lembra Jorge Guimarães. De acordo com o professor Nagib Árabe, “a EMBRAPII vai intensificar muito a nossa interação com a indústria, dando oportunidade de transferência de tecnologia das pesquisas que são desenvolvidas aqui no departamento para a indústria brasileira”.

Palestra

A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação entre o DCC e a EMBRAPII foi encerrada com uma palestra do professor Jorge Guimarães sobre o papel da EMBRAPII no fomento à inovação no país. A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial foi criada em 2013, entrando em atividade no ano seguinte, e é uma instituição privada que funciona como organização social, com contrato de gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.