Acordo de 20 milhões entre EMBRAPII e SEBRAE beneficia Startups e Pequenas Empresas

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) até 2018 vai investir 1,5 bilhão de reais em projetos de inovação. Um acordo de parceria assinado hoje entre SEBRAE (Serviço de Apoio à Pequena Empresa) e EMBRAPII com foco no desenvolvimento de projetos de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) disponibilizará 20 milhões de reais. Serão contemplados duas categorias de projetos:

– Desenvolvimento tecnológico – projetos de inovação desenvolvidos em parceria com uma única MEI ou MPE. Aporte financeiro do SEBRAE será de até 70% da contraparte do MEI e da MPE no projeto, num valor máximo de R$ 210.000,00.

– Encadeamento tecnológico – projetos de inovação desenvolvidos em parceria com MEI ou MPE e média ou grande empresa da cadeia produtiva. Aporte financeiro do SEBRAE será de até 80% da contraparte do MEI e da MPE no projeto, num valor máximo de R$ 300.000,00.

O valor aportado pelo SEBRAE, no âmbito da parceria com a EMBRAPII, será contabilizado como contrapartida financeira da empresa (MEI/MPE) no projeto, respeitando os limites descritos.

Nesta parceria SEBRAE-EMBRAPII, a Unidade EMBRAPII do Departamento de Ciência da Computação de Minas Gerais (UE DCC/UFMG) poderá desenvolver projetos para as empresas relacionados a diversas áreas de Sistemas Ciber-Físicos: Manufatura Avançada (Indústria 4.0), IoT (Internet of Things), Big Data Analytics, Visão Computacional e Robótica, Computação Social, Otimização e Inteligência Computacional, Segurança Digital, Redes, Inteligência Artificial, Agentes e Aprendizado de Máquinas, Verificação Formal, Nanotecnologia, entre outras áreas.

A UE DCC/UFMG atende vários setores/segmentos do mercado: TIC e Eletrônicos, Telecom, Siderurgia e Metalurgia, Mineração, Automotivo e Transporte, Logística, Infraestrutura, Saúde, Agropecuária, Energia, Óleo e Gás. A área de competência da UE DCC/UFMG – Software para Sistemas Ciberfísicos –  desenvolve pesquisa e projetos para plataformas computacionais compostas por componentes físicos, virtuais e sociais em diferentes escalas e suportados por tecnologias diversas em todas as atividades humanas.

DIFERENCIAIS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – UFMG

• Laboratórios com tecnologia avançada;
  • Referência em pesquisa e projetos relacionados a Sistemas Ciber-Físicos;
  • Processo de desenvolvimento de software ágil e baseado nas melhores práticas do mercado;
  • Profissionais certificados pelo PMI (Project Management Institute);
  • Relacionamento universidade-empresa consolidado pela entrega de excelentes resultados;
  • Corpo técnico e administrativo capacitado;
  • Docentes-Pesquisadores renomados com alto nível de produtividade (42 pesquisadores CNPq);
  • Programa de Pós-Graduação Nível 7 na CAPES, dentre os 5 melhores do país;
  • Agregação de valor tecnológico às soluções e produtos já existentes;
  • Criação de soluções e produtos inovadores.

O Sistema EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é um novo modelo de apoio à inovação e explora a competência de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia financiando projetos de PD&I, reduzindo os riscos de inovação nas empresas. A empresa reduz o aporte financeiro dividindo os custos dos projetos com a EMBRAPII e a Unidade EMBRAPII para gerar produtos e processos inovadores e competitivos.

BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS:

• Custo e risco reduzidos;
  • Contratação e operação do projeto de forma menos burocrática e mais ágil;
  • Liberação do recurso financeiro pela Unidade EMBRAPII sem burocracia;
  • Sigilo assegurado;
  • Competência tecnológica;
  • Profissionalismo no gerenciamento dos projetos;
  • Propriedade Intelectual negociada diretamente com a unidade EMBRAPII;
  • Flexibilidade no apoio à inovação;
  • Desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores