Firmada parceria entre a Unidade EMBRAPII DCC/UFMG e Maxtrack

Teve início nesta quinta-feira (01/06) a parceria entre a Unidade EMBRAPII DCC/UFMG e a Maxtrack, empresa mineira líder em tecnologia de rastreamento e telemetria no Brasil que, com um portfólio diversificado e moderno, vem desafiando os limites da tecnologia em busca de inovação contínua. O Acordo de Parceria foi assinado na última semana por sócios da Maxtrack para desenvolvimento de projeto na área de IoT (Internet of Things) utilizando técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina. A empresa já desenvolveu outros projetos de PD&I em conjunto com o Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC/UFMG) e entende que a parceria entre universidade e indústria é um caminho para inovação.

De acordo com Gustavo Travassos, CEO da Maxtrack, um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil é ser autossuficiente em tecnologia: o país possui conhecimento acessível, mas ele ainda não é aplicado. Travassos destaca que desenvolver esse projeto com a  Unidade EMBRAPII DCC/UFMG significa ter produtos mais acessíveis, e portanto mais escaláveis, na medida em que diminui a incidência ou necessidade de royalties e licenças. Hoje são utilizadas soluções inferiores ao que pode ser desenvolvido a partir da parceria. O DCC/UFMG ter se associado à EMBRAPII em 2016 facilita o desenvolvimento de novos projetos.

O professor William Robson Schwartz, coordenador do projeto, ressalta que seu grupo de pesquisa tem como um de seus focos converter pesquisa acadêmica em aplicação prática, gerando tecnologia. A parceria com a Maxtrack promete trazer temas de alto nível de desenvolvimento para a aplicação prática, que atualmente possui certo nível de defasagem. Schwartz acredita que muitos assuntos de pesquisa desenvolvidos no DCC podem ser aplicados e revertidos para a sociedade. Geraldo Robson, professor e diretor da UE-DCC/UFMG, enfatiza que a parceria com a empresa mineira é um marco importante para a Unidade EMBRAPII DCC/UFMG.

A Unidade EMBRAPII DCC/UFMG atua na área de software para sistemas ciberfísicos com aplicação em diversos segmentos.