Projeto da unidade Embrapii DCC/UFMG é matéria de capa da última edição da revista Nature

O artigo do projeto Na@Mo é matéria de capa da última edição da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo, divulgada nesta quinta-feira (18). Realizado pela Unidade Embrapii DCC/UFMG e pelo Senai-Cimatec, com apoio do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Na@Mo visa a criação de um nanoscópio, dispositivo que permite a análise em alta resolução de estruturas nanométricas, como átomos e moléculas.

O estudo divulgado na Nature revela, a partir da aplicação do equipamento, imagens inéditas de bi-camadas de grafeno, um sistema que se torna supercondutor (conduz eletricidade sem resistência) quando a rotação entre as camadas é de um valor específico.

Essas propriedades não poderiam ser acessadas sem a existência do nanoscópio. “A partir dessa tecnologia, podemos estruturar uma indústria que coloque o Brasil na fronteira do conhecimento em diversos campos”, afirma o professor Ado Jório, líder do grupo de trabalho que levou à criação do estudo. “O microscópio fez com que saíssemos do olho nu e fôssemos para o micro. A criação do nanoscópio permite que saiamos do micro e cheguemos ao nano, um aumento de resolução em 1000 vezes”, explica.

O equipamento está em fase de construção do protótipo pré-comercial e já rendeu nove patentes. A tecnologia está pronta para ser transferida à indústria. “Aportes na ciência e no desenvolvimento científico são considerados investimentos, mas isso só é fato se completamos o ciclo para que o conhecimento gere frutos para a sociedade”, frisa Jório.

O projeto, que também recebe incentivo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), faz parte do portfólio da Codemge desde 2018. Sobre o reconhecimento do Na@Mo pela publicação, o Presidente da Companhia, Fábio Amorim da Rocha, ressalta “a valorização deste ativo, do capital intelectual mineiro, a transferência de tecnologia e a geração de renda, além da projeção internacional de Minas Gerais na ciência”.

PROJETO NA@MO – DESENVOLVIMENTO DE NANOESPECTRÔMETRO

A CODEMGE e EMBRAPII são parceiras do projeto Na@Mo, que visa o desenvolvimento de um nanoespectrômetro, equipamento para análise em alta resolução de estruturas de dimensões nanométricas, como átomos e moléculas.  Iniciado em 2018, o projeto utiliza como base o modelo conceitual elaborado pelo LabNS – da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Departamento de Ciência da Computação da UFMG está desenvolvendo o software do equipamento e o Senai-Cimatec, em Salvador/BA, é responsável pelo hardware

Fonte: CODEMGE > Projeto viabilizado pelo Governo de Minas é capa da revista Nature

Outras matérias sobre o assunto: 

– https://ufmg.br/comunicacao/noticias/nanoscopio-concebido-na-ufmg-possib…

– https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanos…

– https://exame.com/ciencia/nanoscopio-brasileiro-para-estudo-do-grafeno-e…Artigo: Localization of lattice dynamics in low-angle twisted bilayer graphene

https://dcc.ufmg.br/dcc/?q=pt-br/node/3841