Acordo com a Unidade DCC/UFMG Promete Aumentar Potencial de Economia da NEXA

O acordo fixado entre a unidade DCC/UFMG e a Nexa em Janeiro deste ano (2019) busca aumentar a competitividade e reduzir custos operacionais da empresa. Isto será realizado através da automatização de um modelo matemático existente e da exploração de novos modelos de previsão de preços de ativos energéticos.

Não é de agora que a Nexa possui relações com a EMBRAPII. Por causa da sua preocupação constante por Pesquisa e Inovação – P&D, a empresa possui um departamento de inovação responsável por esse tipo de contacto. Por isso, a empreendedora já trabalhou em conjunto com a Fundação Dom Cabral – FDC no problema de previsão de taxas de crescimento e preços de ativos energéticos. Estas previsões são utilizadas no planejamento estratégico anual da empresa. O modelo desenvolvido por pesquisadores da FDC era executado manualmente e necessita de uma grande massa de dados.

A parceria com a unidade DCC/UFMG surgiu com a intenção de automatizar o planejamento estratégico que permite escolher qual a matriz energética a empresa utilizará como base para suas atividades de mineração. Assim, o Departamento de Ciência da Computação – DCC/UFMG age de modo a automatizar este processo completamente e permitir flexibilidade para experimentar modelos e algoritmos de ciências de dados que possam potencialmente melhorar os resultados previstos pela empresa.
Caso a Nexa possa fazer essa otimização, com um levantamento relativamente confiável, o potencial de economia de custos financeiros será enorme.

O DCC possui bastante experiência em diversos problemas semelhantes com outros parceiros públicos e privados. Retém não apenas uma gama de especialistas nas diversas áreas necessárias para o desenvolvimento do projeto, mas conta também com alunos de pós-graduação e graduação altamente qualificados. Ainda, o departamento dispõe de grande acesso a tecnologias de ponta e ao estado-da-arte científico, ou seja, dos mais altos níveis de desenvolvimento, o que aumenta o potencial de sucesso inovador deste projeto e de outros.