Conexão entre pesquisa e indústria

De acordo com o coordenador da unidade Embrapii DCC/UFMG, professor Geraldo Robson Mateus, estar perto da comunidade é uma “obrigação” da Universidade, mas nem sempre o contato direto com as empresas é fácil. Daí a importância de se ter um intermediador como a Fundep. “Ser uma Unidade Embrapii (UE) nos deu mais visibilidade, mas, ainda assim, esse contato com as empresas não é uma tarefa tão simples. Hoje, somos demandados por muitas delas, mas podemos fazer mais. Aí que entra a Fundep. Ela tem o papel de ir até a base da universidade para buscar o que está sendo feito e levar à sociedade o que é de interesse dela. A Fundep pode fazer esse trabalho de prospecção com a sua expertise, nos deixando mais liberados para a pesquisa e o atendimento à demanda espontânea”, explica o professor.

No Brasil essa conexão entre pesquisa e indústria é urgente. Publicado em junho desse ano, o Anuário de Competitividade Mundial 2020 (World Competitiveness Yearbook – WCY) registrou o avanço do Brasil em três posições, ocupando agora o 56º lugar. É o quarto ano consecutivo que o país apresenta ganhos de competitividade. Apesar do avanço, o resultado é pouco satisfatório. O estudo, publicado pelo IMD (International Institute for Management Development), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), conta, ao todo, com a avaliação de 63 nações.

Segundo Janayna Bhering, de Negócios e Parcerias da Fundep, a parceria entre a Fundação e o DCC tem o objetivo de potencializar as ações referentes à conexão ICT (Instituição de Ciência e Tecnologia) e empresas, no intuito de aumentar a capilaridade de projetos Embrapii, nesta unidade. “A Fundep construiu uma metodologia para atuar no processo de prospecção ativa, bem como, na criação de estratégias comerciais e de comunicação. Dessa forma, o fruto da nossa parceria tem como foco potencializar o DCC como um ambiente promotor de inovação nacional e internacional. Vale a pena destacar que o Marco Legal da C,T&I estimula este tipo de interação e, assim como o Programa Embrapii, existem oportunidades de utilizar incentivos e benefícios fiscais como a Lei do Bem, a Lei da Informática e outros, de forma a se estabelecer uma gestão estratégica dos recursos para inovação”, pontua Janayna Bhering.

As empresas interessadas podem fazer contato com a Fundação por meio das redes sociais ou pelo e-mail do time de negócios: contato@embrapii.dcc.ufmg.br