Parceria da academia na trajetória de aprendizado na indústria

A Maxtrack, empresa de rastreamento e telemetria que tem sede em Nova Lima e unidade fabril em Betim, ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é uma parceira antiga do DCC. Em 2017, quando começou a estudar um projeto na área de visão computacional buscou ajuda no departamento.

De acordo com o CEO da Maxtrack, Gustavo Horta Travassos, essa é uma parceria que deve ser renovada durante muito tempo. Para ele, estar próximo da academia e, em especial, do DCC, é determinante para o resultado dos negócios. “Fizemos um projeto que inaugurava uma nova área para nós, que é a visão computacional. Era difícil porque se tratava de um projeto de risco. Nesse tipo de trabalho, nem sempre o investimento dá origem a um produto. Nessa parceria com o DCC e a Embrapii, a gente divide o investimento e isso facilita tudo. Para nós, inovação é um processo permanente, então, íamos enxergando em cada módulo realizado as oportunidades que surgiam dali para frente”, relembra Travassos.

Atualmente, o projeto dessa parceria envolve o desenvolvimento de um dispositivo capaz de integrar imagens e dados coletados dentro do veículo, sem a necessidade de enviá-los para uma central. A ideia é que os dados possam ser lidos e analisados em lugares remotos com baixa ou nenhuma conectividade. Em um país com as dimensões continentais e desigualdades regionais como o Brasil, a solução pode facilitar a vida de empresas e trabalhadores de diferentes setores. “Existem soluções parecidas com as nossas, mas que exigem uma boa conectividade para o envio de dados para a nuvem. Queremos atender setores como a mineração e o agronegócio, por exemplo, que já conseguiram digitalizar a atividade do ‘portão para fora’, mas não conseguem fazer a mesma coisa no interior da operação”, destaca o empresário.

No comando de uma equipe de 126 pessoas e depois de ver a operação paralisada por causa da pandemia de Covid-19, ele começa a sentir uma leve recuperação mas acredita numa retomada efetiva apenas no ano que vem. Para isso, também é importante estar perto de um centro de pesquisa de excelência. “Estar perto do DCC nos ajuda a atrair profissionais com ótima formação e que continuam interessados em manter a vida acadêmica. Depois do impacto do fechamento da economia, quando tivemos que diminuir o tamanho da equipe, já voltamos a contratar em agosto. O mercado brasileiro oferece muitas oportunidades para o trabalho que realizamos e é nele que concentramos nosso foco agora”, completa o CEO da Maxtrack.